Macapá capital do Estado de Amapá.
Macapá é banhada pelas águas do rio Amazonas. Sua nascente foi confirmada em 05/02/01quando pela Sociedade National Geographic. Em uma de suas missões, os exploradores confirmaram que a origem do Rio Amazonas está situada no Mismi, uma montanha de 5.597metros na região peruana de Arequipa. Percorre mais de 5.000 km até alcançar sua foz, recebendo em toda sua extensão mais de 1.000 afluentes, formando a maior bacia hidrográfica do mundo. Uma expedição tcheco-peruana de geólogos e geógrafos descobriu que além de ser o rio com maior volume de água, o Amazonas é também o mais comprido do mundo. O estudo acabou com uma discussão de mais de 60 anos, revelando que o Amazonas mede 7.062 quilômetros, em pelo menos 500 a mais que o Nilo, até então considerado o maior em longitude.
O nome Macapá é de origem tupi, com uma variação de macapaba, que quer dizer lugar de muitas bacabas, um fruto de palmeira nativa da região.
A Fortaleza de São José de Macapá é considerado o mais belo, o mais sólido e o mais importante monumento militar do Brasil no período colonial. Sua construção foi iniciada em 1764 e inaugurada em 1782, no dia de São José. A construção levou 18 anos para sua conclusão. Sua arquitetura apresenta forte influência francesa e contava com um moderno sistema de defesa o qual permitia o tiro de canhão a flor do solo.
Foi construída para evitar incursões estrangeiras e assegurar a conquista definitiva da Amazônia para os colonizadores portugueses. Edificada a 18 metros acima do nível do mar, possui em seu interior, paiol de pólvora, hospital, praça de armas, capela e quartinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário